top of page
  • Marisa Caxinguele

Um desfile de praias lindas

Praias do Norte

Qual a praia mais bonita da Ilhabela? Essa é a pergunta de um milhão de dólares!!! Todo mundo me faz essa mesma pergunta, que é impossível de responder. Sinceramente, não sei! Mesmo!!! Todas são lindas, uma diferente da outra, e você precisa conhecer todas. Eu mesmo não tenho uma predileta, escolho no dia. Uma coisa eu garanto, não tem praia feia aqui. Para mim, um erro é que as pessoas leiam sobre Bonete e Castelhanos e já querem ir direto para lá, sem conhecer as que estão no canal. Sim, sei, são lindas demais! São mesmo! Mas é um dia inteiro de passeio. Então, visitem primeiro as daqui e depois vão conhecer Bonete e Castelhanos (mas vão mesmo porque é imperdível, sei que fui contraditória, mas é real).


As praias do norte são aquelas que estão à esquerda, saindo da balsa. A ilha tem uma avenida que contorna a orla de norte a sul (ela muda de nome várias vezes mas é única). A primeira praia do Norte que merece uma visita é Perequê. Alugue um caiaque ou um stand-up (SUP) no Caiçara Beach (são pessoas maravilhosas, que nasceram na ilha e lutam pela preservação de tudo o que temos aqui) e saia remando, te garanto que você vai ver pelo menos uma tartaruga!!! Além de uma paisagem deslumbrante. No Perequê tem vários restaurantes, um quiosque com som ao vivo, e também é atrativa à noite, tem um shopping com área de alimentação com som ao vivo (comida árabe, açaí, temaki, mexicana, cerveja artesanal). Ahhh, e tem um churros imperdível!


Um pouco para frente, outra praia linda é a Engenho D´Àgua – é a da Caxinguelê - e também tem aluguel de caiaque e SUP (fale com o Ricardo no Pé na Areia, outro caiçara mara, vai te dar muita atenção). Nessa praia tem muitas tartarugas e peixes. Eu já mergulhei e foi incrível, até moreia eu vi. Mergulhei embaixo do píer, lá sempre tem gente pescando e crianças pulando, áreas com árvore (sombra sagrada no verão) e um quiosque bem gostosinho. Um atrativo é a histórica Fazenda Engenho D’Água, que antigamente produzia cachaça, às vezes abre para visitação e é linda. Tem a casa grande, o engenho, a senzala. Se tiver fechada para visitação, dá pra tirar uma selfie da rua mesmo.


Passando o Centro Histórico (800 metros dali, com um post só dele em breve) tem uma praia atrás da outra, todas lindas, com quiosques, dá pra se jogar horas nelas. Recomendo uma parada na Sino, que tem uma pedra que faz som de sino quando você bate, é incrível! Sem dizer que o pôr do sol é fabuloso ali! A praia da Armação é imperdível, linda demais. E ela tem acesso à praia do Pinto, vale muito a pena.

Dali em diante, começa a estrada de terra com acesso às praias Pacuíba e Jabaquara, dois pedacinhos de paraíso na terra. A estrada é tranquila, qualquer carro chega. A primeira tem um acesso um pouco difícil para quem tem problemas de mobilidade, mas nada radical. E Jabaquara é sensacional. Da estrada dá para ver a praia lá embaixo – tem de parar para tirar foto! Dá para estacionar na estrada logo à frente, ou deixar em dois estacionamentos pagos e ajudar no sustento das famílias caiçaras, eles que são pé na areia. Tem um restaurante incrível, com cozinha comandada pelo chef Tonhão – já morou Europa e faz uma paella fenomenal!

Jabaquara é a estação final. Dali pra frente, só de barco.


Agora me diz, com toda sinceridade, qual é a sua praia predileta??? A que tiver mais voto, eu faço um post (e vamos lá junto!)

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page