top of page
  • Marisa Caxinguele

Castelhanos


Imperdível! Não tem outra palavra para descrever a praia de Castelhanos. É uma comunidade de caiçaras - pouquíssimas famílias vivem lá, a maioria de pescadores. Pela sua beleza exuberante, essa praia é o passeio mais procurado pelos turistas que visitam a Ilhabela (e é uma das que eu mais amo). No final da praia tem um mirante, é de lá que todo mundo tira a selfie que mais bomba nas redes sociais – a praia tem formato de coração!!! #muitoamor

O acesso mais comum para Castelhanos é o passeio pela estrada que corta a ilha pelo Parque Estadual, uma área de preservação em meio à Mata Atlântica que por si só é um atrativo. Como é uma estrada difícil só é permitida a entrada de carros com tração 4x4, moto, bike ou caminhada (tem de ter muito preparo físico!). Há limite de número de veículos e os horários são pré-determinados porque ela é mão única e estreita – ida das 7h às 14h e volta das 15h às 17h. O espetacular desse passeio é que há uma parada na primeira piscina natural da Trilha da Água Branca (uma trilha fantástica com 5 poços naturais ideias para banho, mas que é assunto para outro dia). Nós da Caxinguelê fazemos esse passeio com nossos hóspedes, é um dia maravilhoso sempre!


Outro passeio para Castelhanos é o Terra x Mar, que vai de carro e volta de barco. Nesse, além de parar com o carro na Água Branca na ida, o barco faz duas paradinha nas praias da Fome e do Eustáquio. Há o opção Mar x Terra, que vai de barco e volta de carro, mas eu só recomendo para quem tem a certeza que não enjoa no barco - já pensou passar mal no início do passeio e nem curtir essa praia paradisíaca?! Não dá né...

Em Castelhanos tem restaurantes e quiosques na praia. Uma dica: leve dinheiro porque o sinal de internet lá é péssimo, às vezes inexistente, e a maquinha não funciona. Você vai vivenciar a comunidade, há venda de artesanato e são boas de proza. Só pedimos para que respeite os nativos, porque muitos são pessoas recatadas. Eles moram lá, é a casa deles, não é um parque turístico, ok?! Então, nada de som alto, bebedeira hein.

Um outro atrativo espetacular é a Cachoeira do Gato, a mais alta do Parque Estadual, com 40 metros de altura. A trilha começa na ponta da praia de Castelhanos (lado oposto ao mirante), tem 4 km de ida e volta, que demora cerca de uma hora e 30 minutos.


Como é um local preservado, a fauna e a flora é bem preservada. Então, além de ver belos pássaros, peixes, há também mosquitos - ou mais especificamente - o famoso borrachudo de Ilhabela, que impera em Castelhanos! Uma dica importantíssima é não esquecer seu repelente (sério, os industrializados não funcionam muito bem, porque são produzidos para pernilongos, que é outro animal), compre os artesanais feitos na ilha que são específicos para espantar o borrachudo.

174 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page